O que é Memória Sindijus?

 

Um amplo trabalho de registro, coleta e compilação de informações que resultou em diversas publicações no ano de 2014. Ao longo desse ano, foram publicados o folder dos 25 anos do sindicato e um foto-documentário, ambos disponibilizados para a categoria e para a população em geral. Outro fruto desse garimpo foi a exposição que circulou pelo Estado de Sergipe, contando resumidamente em banners a trajetória do sindicato até completar bodas de prata.

O site Memória Sindijus segue, principalmente, uma divisão cronológica dos fatos, por vezes dividido em períodos ou anos. É possível também rever a história através de outras chaves, acessando pelo menu principal, a exemplo de Campanhas Salariais, Mandatos, Funcionários, Vídeos, entre outras.

O site da Memória foi, sem dúvida, fator impulsionador de todo o esforço de resgate da memória oficial que resultou na compilação de fontes primárias (documentos oficiais) e secundárias (análises). Assim, ainda em 2013, os arquivos do sindicato começaram a ser abertos e analisados para que fossem retirados deles os dados marcantes dos seus primeiros 25 anos.

Outra fase importante da coleta foi a conversa com ex-dirigentes do sindicato, que puderam contribuir com suas análises e relatos dos acontecimentos. Nessa fase, os dados oficiais, recuperados nas fontes primárias, ganharam vida e sentido para além de datas e atas.

A pesquisa cartorária também marcou as tentativas de resgate da memória do sindicato. No Cartório do 10º Ofício de Aracaju foram recuperadas diversas atas de reuniões realizadas nos primeiros anos do Sindiserj, hoje Sindijus.

Dois anos depois, no aniversário de 26 anos do sindicato, o site toma forma e, com sua publicação, começa a dar voz a uma história que tem somente começo, que é a história da organização da categoria dos servidores do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE) e suas lutas.

Assim como a própria luta da classe trabalhadora, o site segue em construção, para registrar os próximos fatos dessa trajetória. Sendo de alimentação permanente, também está aberto para incorporar contribuições dos sindicalizados da base, sejam relatos, imagens ou documentos que registrem a trajetória dos servidores nas lutas por um Judiciário que seja realmente justo.

 

"É preciso revisitar os acontecimentos do passado para orientar as ações do futuro"